Histórico

Histórico 

2007

Em 2007, no dia  17 de março, aconteceu a 1ª Etapa do I Circuito de Orientação da Paraíba (COPA) realizado no Pesque-Pague Mata D’água no município de Conde-PB. Neste mesmo ano foram realizadas mais cinco etapas, todas organizadas pelo CORELE e encabeçado por HERIVELTO BATISTA DE SAN’TANA, o pai do COPA, que mapeou e traçou o percurso de todas as etapas do I COPA.



2008

Em 2008, O CORELE começa a expandir o Circuito, já com a mentalidade de aumentar o número de mapeadores e Clubes organizadores, tendo em vista que, como amantes da Orientação, também havia o interesse dos integrantes de participarem como atletas. Assim sendo entra na montagem da competição o Clube Rumos e Rotas, parceiro forte do CORELE na estruturação de uma base sólida para o crescimento do Esporte na Paraíba.

Neste mesmo ano, um grupo de amigos começou a competir sob o nome K2, em referência a montanha de mesmo nome (também conhecida como Monte Godwin-Austen, Chogori ou Dapsang) oriunda da cordilheira de Karakoram - Himalaia - na fronteira entre a China e o Paquistão.



2009

No ano de 2009, diante da realização de curso de mapeador e o crescimento do número de Clubes informais participantes, participam como montadores de provas os Clubes: CORELE, CORR, COTA, COTROB e Neblina, cabendo ao primeiro gerenciar o Circuito exercendo o papel embrionário da Federação. Neste ano são realizadas duas etapas fora da Grande João Pessoa, Campina Grande, COTROB, e a final em Bananeiras. 

Neste ano, foi criado informalmente o Clube K2 - Orientação e Aventura, com a finalidade de reunir simpatizantes do esporte e participar das competições no estado da Paraíba e em Pernambuco. 


2010

2010 foi o ano de gestação da Federação de Orientação da Paraíba – FOP. Novamente coube ao CORELE atuar como Federação, mas com o compromisso de outros Clubes se filiarem a CBO para Fundação da FOP no ano seguinte. Dentro do projeto é trazido no fim de 2010 o Presidente da Confederação Brasileira de Orientação – CBO, JOSÉ OTÁVIO, para ministrar um curso de mapeador, que funcionou como nivelador do que estava sendo feito em termos de Orientação no Estado.

Em 2010 o clube K2-O foi oficialmente criado e registrado junto a CBO. Sendo um dos clubes fundadores da Federação de Orientação da Paraíba, junto com os clubes CORELE, CORR e o AEC através de sua diretoria de orientação.



2011


Em janeiro de 2011 é fundada a Federação de Orientação da Paraíba, e com ela a realização da 1ª etapa de um sonho e a possibilidade de um desenvolvimento cada vez maior do esporte Orientação no Estado da Paraíba.